R.I.P. Medal of Honor: o que aconteceu com o FPS da EA Games?

De grande sucesso e líder no segmento de jogos de tiro em primeira pessoa ao total esquecimento, série teve seu último grande título em 2012

Desde seu primeiro lançamento em 1999 para PlayStation 1 da Sony até meados de 2009, a série era a mais famosa no segmento de jogos FPS. Mesmo em 1999, seus gráficos e gameplay eram muito elogiados, e o mesmo valia para os títulos do PlayStation 2 e 3, PC e Xbox 360 que vieram depois. Aos poucos, Medal of Honor foi perdendo sua "honra" e seus últimos lançamentos para as grandes plataformas sacramentaram o seu fim. Mas o que aconteceu de fato que fez com que essa franquia perdesse sua "fatia" no mercado? Confira os motivos que ocasionaram no fim de Medal of Honor. Mas antes, vamos entender como tudo começou!!!

O COMEÇO

O sucesso imediato do primeiro título lançado em 1999, produzido pela Dream Works Interactive, sendo idealizado pelo renomadíssimo diretor de cinema americano Steven Spilberg, ocasionou em incontáveis sequências. Ainda no PlayStation 1 da Sony, no ano de 2000, "Medal Of Honor: Underground" foi lançado seguindo a mesma fórmula de sucesso do antecessor. Além de "Underground", "Medal of Honor" teve mais 15 títulos subsequentes, incluindo expansões e abrangendo várias plataformas, desde consoles até portáteis e computadores.

INSPIRAÇÃO

Spielberg teve inspirações para criar e conceber as ideias para o jogo, durante a produção do filme "Saving Private Ryan". Muito dos efeitos sonoros do filme (como tiros, gritos e explosões) foram usados no jogo e reaproveitados nos títulos subsequentes.
Os títulos da série, em maioria, são ambientados durante o período histórico da "Segunda Guerra Mundial", enquanto dois deles se passam em guerras modernas (combate ao terrorismo).

TRILHA SONORA

A trilha sonora do jogo é marcante e passa adequadamente a sensação que se deseja no jogador, despertando anciedade, desespero e até mesmo sensação de calma em alguns momentos. Vale destacar que a trilha sonora da franquia foi composta por Michael Giacchino, Christopher Lennertz e Ramin Djawadi.

1999-2009

Conhecidíssimos pelo retrado da Segunda Guerra, o filme marcou gerações e foi sem dúvidas o melhor entre 1999-2009,com momentos memoráveis como por exemplo os desembarques na Praia de Omaha, replicando algumas cenas do filme "O Resgate do Soldado Ryan de 1998". Mas quando a série começou a perder o apelo e relevância?


PERDA DE IDENTIDADE, ESGOTAMENTO ARTÍSTICO E A CONCORRÊNCIA

Uma das principais motivações que fizeram com que perdesse sua fatia no mercado é que o jogo começou a receber concorrentes de peso no mercado. Só para citar, em 2003, nascia o fênomeno "Call of Duty" da Activision para PC, que depois se tornaria o principal rival do medalha em todas as plataformas. A própria Eletronic Arts lançaria em 2002 um concorrente: "Battlefield".

Mas logo após o lançamento dos 2 primeiros títulos de PlayStation 1, a Dreamworks Interactive LLC – desenvolvedora do jogo foi vendida nos anos 2000 para a Eletronic Arts, que a renomeou como “EA Los Angeles” e aí também surgiu um problema interno na EA: como manter duas franquias (com temáticas parecidas) relevantes no mercado?

Ainda no PlayStation 2 e nos PC´s Medal of Honor ainda era relevante, vendia bem e era aclamadíssimo pela crítica. Mas dois jogos da série, em especial, o reboot de 2010 e "Medal of Honor: Warfighter" de 2012 deixaram a ambientação da Segunda Guerra Mundial e a série passou a se concentrar em combates modernos, o que gerou uma enxurrada de críticas pela perda de identidade da série.



CRÍTICAS DIVERSAS

Ainda, reclamações dos jogadores quando a problemas na gameplay também fora debatidas à época. E sem contar que "Medal of Honor" depois de tantos títulos e continuações, não conseguiam convencer os gamers a adquirirem os jogos, e mesmo quando o primeiro reboot fora lançado, outras franquias concorrentes de mais peso já estavam liderando o mercado. Fora também as polêmicas relacionadas ao nazismo, especialmente na Alemanha. Todos esses fatores, sem dúvidas, contribuíram para levar a franquia do sucesso ao esquecimento.

Para que o leitor saiba, este que vos escreve jogou os títulos de PlayStation 1 e PlayStation 2 e o "Medal of Honor: Airborne" no PlayStation 3. Recentemente relembrei os deliciosos tempos de infância e joguei o título original de 1999 no PlayStation 1, gameplay que você pode conferir no link abaixo:



Medal of Honor fez sucesso e angariou o carinho dos fãs em todo o mundo.
Seus títulos para PS1 e PS2 são considerados os mais especiais pela maioria dos fãs e sem dúvidas a fraquia contribuiu muito para o futuro desse nicho no mercado de videogames.
E aí, nós queremos saber: qual título de "Medal of Honor" te marcou mais?

Deixe nos comentários. Veja também: